Sobre acabamento Drywall:

Como proceder na correção de fissuras no tratamento das juntas?

As trincas podem surgir em função da má execução das juntas ou em decorrência da movimentação da estrutura do edifício (variações térmicas ou mecânicas). Quanto à ação corretiva trata-se de um processo cuidadoso de remoção da junta existente (massa seca e fita). Remover o máximo possível desses elementos, sem comprometer o cartão que reveste a placa de gesso. Após este processo, efetuar o processo de tratamento das juntas. Após secagem lixar e repintar. OBS. Fissuras podem ocorrer, sobretudo, pelo uso de gesso em pó no tratamento das juntas.

O que é tratamento de juntas?

As juntas entre placas são parte integrante de uma instalação em drywall. Portanto, o tratamento é a maneira que se realiza uma junta. Elas devem ser consistentes para assegurar ao longo da vida útil do edifício a continuidade mecânica entre as placas, como uma superfície única e sem fissuras. Elas contribuem também para uma melhor proteção ao fogo e para o isolamento acústico.

Quais os cuidados necessários ao aplicar cerâmica sobre uma placa de gesso?

Os procedimentos são os mesmos utilizados na aplicação de revestimento cerâmico em alvenarias convencionais, salvo a utilização de argamassas de assentamento flexível normalmente utilizado para áreas externas.

Quais os cuidados necessários ao aplicar laminado melamínico sobre uma placa de gesso?

É necessário redobrar a atenção com o nivelamento das juntas, reduzindo o espaçamento dos montantes para 400mm (no máximo) e não utilizar laminados com espessura inferior a 1,2mm.

Quais os tipos de acabamentos que podem ser efetuados sobre uma superfície em placa de gesso?

Tomando os cuidados necessários, todos os tipos de acabamento são compatíveis com as placas: pintura, azulejo, fórmica, mármore, madeira, laminados melamínicos, etc.

Qual o melhor procedimento para aplicação de pintura sobre as placas de gesso?

A pintura, em geral, é a última fase da execução de uma superfície com placas de gesso acartonado. Portanto, é ela que define a aparência final da superfície e se mal executada pode comprometer o resultado. Assim:

A – Verificar as condições da obra. Todas as juntas devem estar emassadas e as massas totalmente secas. Procede-se então ao lixamento, somente das áreas emassadas que são: as juntas de rebaixo, juntas de topo, juntas de contorno e cabeças dos parafusos, com lixas de grana 120 e 180 respectivamente, eliminando todas as rebarbas e todos os ressaltos ou ondulações salientes. Este lixamento deve ser executado com a lixa sobre um taco de madeira formando uma superfície plana de lixamento ao invés dos dedos das mãos cujas superfícies ficam irregulares. Não executar a pintura direta sobre a superfície rejuntada sem antes executar o lixamento acima.

B – Após eliminar as saliências, procede-se ao emassamento com massa corrida à base de PVA, em toda a superfície com passadas extensas. Essa massa deve cobrir qualquer ondulação reentrante e ao mesmo tempo igualar a superfície do cartão e das massas, uniformizando a textura e a cor dos dois elementos.

C – Após a secagem lixa-se a superfície total fazendo uma nova correção de eventuais defeitos.

D – Sempre a cada novo emassamento e secagem, novo lixamento.

E – A superfície está pronta para receber a pintura (látex, acrílico, etc.). Normalmente com duas demãos de tinta, conclui-se o trabalho. Esta operação vai depender do poder de recobrimento da tinta utilizada.

Obs.: Tintas ou massas texturizadas só devem ser aplicadas diretamente sobre a superfície rejuntada (sem massa corrida), após teste em loco.

Elementos estruturais, de fixação e acabamentos Drywall:

O que são elementos de acabamento do sistema construtivo em drywall?

São massas para juntas, fitas, cantoneiras, etc., utilizadas no processo de rejuntamento das placas ou para acabamentos generalizados, na construção ou manutenção de uma parede, de um forro ou de um revestimento em gesso.

O que são elementos de fixação do sistema construtivo em drywall?

São parafusos, apoios, suportes, suspensões e presilhas que permitem a construção dos sistemas.

O que são elementos estruturais do sistema construtivo em drywall?

São perfis de aço galvanizado, com tratamento do tipo B (260gr/m2) que, em conjunto com as placas permitem a construção de paredes, forros e revestimentos. Podem ser guias, montantes, cantoneiras ou rodapés.

Forros monolíticos em Drywall:

Como é feito o encontro do forro monolítico em gesso com as paredes?

Pode-se realizar o simples enfitamento e emassamento da junta, quando os materiais de acabamento da parede e do forro forem compatíveis. Caso contrário ou caso deseje-se um friso entre a parede e o forro, perfis metálicos apropriados podem realizar a função de “tabica” (nome comum deste friso).

Como realizar o retorno do ar-condicionado nos forros monolíticos de gesso?

Tabicas metálicas perfuradas aplicadas no contorno do forro possibilitam o retorno do ar-condicionado.

É possível instalar luminárias nos forros de gesso?

Aberturas em geral são possíveis de serem executadas. Porém, no caso das luminárias ou de qualquer outro elemento a ser instalado do nível do forro, é indispensável que este equipamento tenha sua fixação própria efetuada na laje ou em outra estrutura. Portanto, jamais instalar luminárias na estrutura do forro que foi projetado somente para sua própria sustentação.

Os forros em gesso podem atender a necessidade de formas curvas ou de abóbadas?

Sim. Providenciando uma estrutura corretamente calandrada (encurvada) e cortes específicos nas placas, é possível a execução de curvas com raio mínimo de 1,20m.

Qual a aparência dos forros em gesso?

Os forros monolíticos têm a aparência de uma laje plana.

Qual a distância mínima que o forro pode ser instalado em relação à laje? E a máxima?

O plenum mínimo para montagem com o sistema convencional é de 15 cm. Utilizando o sistema corretamente e tirantes de qualidade, praticamente não existe um limite para a distância máxima.

Qual é, em média, o peso por metro quadrado dos forros em gesso?

O peso médio por metro quadrado é de 12 kg.